Geotecnia – a engenharia que prevê o comportamento da terra

Tudo o que vemos construído à nossa volta é suportado por solo e rochas.

A integridade das estruturas construídas pelo homem resulta de um estudo prévio da crosta terrestre, que deve ser considerado obrigatório, que é o principal objetivo da geotecnia.

A Geotecnia é um ramo da engenharia civil, cuja função é evitar a construção de estruturas em solos instáveis e assim prevenir situações de desabamentos, deslizamentos de terra, entre outros acontecimentos desastrosos.

Em inúmeras situações que envolvem projetos de construção, a geotecnia surge na fase inicial de qualquer obra, seja na edificação de barragens, colocação de fundações, túneis, prédios ou moradias de habitação, túneis hidráulicos, entre outros projetos. Esta análise geotécnica pode manter-se durante todas as fases de execução das obras, se houver necessidade.

O objetivo da geotecnia é o estudo dos materiais geológicos da crosta terrestre e passa por conhecer aprofundadamente o solo e as rochas que compõem o terreno, bem como o seu comportamento. Só através desta inspeção e análise é possível garantir a estabilidade e consequente sucesso de qualquer infraestrutura e obra de engenharia.

 

O que é a geotecnia?

A geotecnica permite prever o comportamento das terras. É uma disciplina da engenharia civil dedicada ao estudo da mecânica dos solos e das rochas, podendo ser traduzida através da seguinte fórmula:

Geotecnia = mecânica dos solos + mecânica das rochas

A disciplina da geotecnia apoia-se também em áreas da geologia, geofísica, hidrologia, bem como outras ciências relacionadas, sendo praticada por engenheiros geotécnicos.

Através do recurso a métodos científicos e princípios da engenharia, os estudos geotécnicos permitem estudar as propriedades físicas dos solos que vão suportar uma construção, entre elas a força do solo e as suas propriedades de deformação.

A disciplina da geotecnia envolve também a avaliação da estabilidade de declives, risco de derrocadas ou deslizamentos de terras.

Os procedimentos realizados pelos engenheiros geotécnicos envolvem a aquisição, interpretação e conhecimento dos materiais que constituem os solos, por forma a prevenir eventuais problemas de engenharia.

 

Aplicações dos serviços de geotecnia:

São inúmeras as aplicações da disciplina de geotecnia ao serviço da construção de infraestruturas sólidas e permanentes:

  • Prospeção e caracterização e rochas e maciços rochosos;
  • Mapeamento geotécnico e cartas de risco;
  • Geotecnia ambiental;
  • Engenharia de fundações;
  • Mecânica das rochas;
  • Melhoria dos solos;
  • Estudo das propriedades geotécnicas de solos naturais e compactados.

Encontre o serviço de geotecnia que precisa para o seu projeto! »

 

Em que situações é necessário recorrer à geotecnia?

A geotecnia é aplicada quando existe um projeto de construção em terra ou no mar: projeção de fundações, túneis, prédios, estradas ou qualquer outra infraestrutura.

A melhor forma para garantir a prevenção de desastres naturais e consequentemente, situações que colocam em perigo a vida das pessoas que ocupam determinadas estruturas, passa pelo conhecimento exato e aprofundado das propriedades mecânicas do solo, condições ambientais e físicas do local onde se planeia construir.

Um relatório geotécnico elucidará todos os profissionais envolvidos na obra sobre as condições do local, bem como recomendações ao projeto.

A informação geológica e geotécnica é obtida mediante diversos métodos, entre eles, a prospeção mecânica, geofísica, ensaios in situs e ensaios em laboratório.

A prospeção geotécnica de um solo ou terreno, inclui assim:

  • Métodos geofísicos;
  • Sondagens;
  • Poços de reconhecimento;
  • Ensaios de laboratório;
  • Ensaios *in situs*.

 

Estudos geotécnicos mais adequados aos terrenos e objetivos de construção

A Geonatura tem uma vasta experiência em serviços de Geotecnia, realizando distintos estudos geológicos e geotécnicos, conforme as características do terreno e design do projeto de construção:

  • PDL’s (Ensaios de penetração dinâmica)

Sondagens ligeiras que permitem aferir a espessura dos solos ou terrenos que facilmente cedem à pressão. A caracterização do terreno, através dos PDL’s permite recolher informações geotécnicas com base na relação entre o número de pancadas (utilizando varas normalizadas) e a profundidade alcançada.

  • Sondagens à rotação com carotagem

Os sistemas utilizados neste tipo de prospeção mecânica permitem realizar perfurações circulares e determinar in loco os terrenos atravessados, mediante uma amostragem contínua. As características físicas e geológicas dos solos são também aferidas com grande exatidão. No seguimento destas sondagens são efetuados ensaios SPT’s (Teste de Penetração Standard) que permitem determinar qual a capacidade de carga e um solo ou terreno.

  • Sondagens à percussão

Método de investigação do solo que transmite informações sobre o nível dos lençóis freáticos. Estas sondagens permitem assim a caracterização de um aluvião e são realizadas em rochas brandas e solos para estudos hidrogeológicos.

  • Piezómetros

São furos verticais que permitem determinar níveis freáticos. Permitem a amostragem de água subterrânea para determinação de possíveis contaminações do solo.

 

Outros tipos de trabalhos que a Geonatura realiza no âmbito da geotecnia

  • Travessias

As travessias destinam-se a permitir a passagem de condutas de água, esgotos ou outros fluidos, cabos elétricos, telefónicos ou outros, abaixo das vias de comunicações rodoviárias ou ferroviárias, sem que haja perturbação do seu tráfego e sem necessidade de reposição de pavimentos.

  • Substituição de condutas por rebentamento

Este método traz mais vantagens quando comparado com a substituição de condutas mediante o método tradicional, uma vez que não implica a abertura de valas.

 

Escolher o teste mais adequado ao solo e à estrutura que se pretende construir é de extrema importância. É com base na informação recolhida, mediante os métodos anteriormente detalhados, que é possível obter um relatório geotécnico e assegurar a segurança da estrutura do seu novo projeto.

Um estudo desta natureza permite obter informações sobre a consistência do solo, a estrutura, o nível de água subterrânea, bem como recomendações dos engenheiros e técnicos que devem guiar o projeto técnico.

A análise geotécnica tem assumido particular importância devido à sua capacidade de prevenir danos materiais e humanos.

Descubra qual o serviço de geotecnia que melhor se adapta ao projeto! »

TEM DÚVIDAS?

ARTIGOS RECENTES

PARTILHE ESTE ARTIGO