De uma maneira geral, os sistemas de bombagem permitem a transferência da água de um local até outro a uma distância e/ou altura diferente. A exploração de recursos hídricos subterrâneos envolve, por exemplo, sistemas de bombagem submersíveis que impulsionem a água até à superfície.
A aquisição de um sistema de bombagem de água deve ser ponderada, uma vez que existem vários tipos de bombas e equipamentos. É necessário também incluir nesta equação, critérios hidrodinâmicos e características da exploração (poços, furos, ETAR´s, etc.).
A escolha de um sistema em detrimento de outro depende do objetivo da utilização e distribuição de água, a origem e o tipo de água, a dimensão das estruturas envolvidas, a profundidade de captação no caso das águas para consumo, entre outras características.

Diferença entre sistemas de bombagem de águas residuais e para consumo
Um sistema de bombagem que se destine à exploração dos recursos hídricos subterrâneos apresenta características distintas dos sistemas que se relacionam com a bombagem de águas residuais.
O aproveitamento de água a grandes profundidades necessita, por exemplo, de um sistema de bombagem submersível capaz de elevar a água até à superfície.
Escolher o sistema de bombagem adequado aumentará o tempo de vida dos equipamentos, bem como permitirá ter uma instalação com baixos consumos energéticos e alta produtividade.
Bombas Centrífugas Submersíveis
Nesta categoria incluem-se as bombas que se destinam à transferência de águas para abastecimento humano, águas residuais, transferência de produtos oleosos, entre outras. A maioria das bombas disponíveis atualmente no mercado são bombas centrífugas.
Estas bombas funcionam mediante um impulsor que é responsável por gerar pressão, através do seu movimento rotatório.
As bombas submersíveis incluem-se nesta categoria. Como o próprio nome sugere, este sistema de bombagem depende de um líquido no qual a bomba será mergulhada, neste caso, a água. Uma das vantagens prende-se com a capacidade destas bombas de poderem trabalhar submersas no líquido que vão bombear. As bombas submersíveis compreendem também um impulsor que bombeia o líquido em questão. São muito utilizadas na extração e bombeamento de águas residuais.
Contacte-nos e conheça os sistemas de bombagem projetados! »
Para escolher um sistema de bombagem de água, que critérios ter em conta?
Para escolher o sistema de bombagem mais indicado ao seu caso, deve ter em conta alguns critérios:
- Tipo de água que se pretende bombear:
Águas para consumo humano: Caso se trate de uma água limpa e potável, cuja extração é realizada a partir de um poço ou furo onde podem ser utilizados quaisquer tipos de bombas hidráulicas. Neste lote incluem-se as eletrobombas submersíveis. Caso a água esteja num reservatório são utilizadas as bombas de superfície como, por exemplo, centrais hidropressoras.
Águas residuais: Caso se esteja perante uma água suja e com resíduos vários. Nestes casos, as eletrobombas submersíveis são as mais indicadas, ou no caso de se tratar de uma água muito agressiva as bombas de diafragma são as mais usuais.
- Origem dessa água:
Nas situações em que a proveniência da água seja de um poço ou furo, é indicado a instalação de eletrobombas submersíveis e o tamanho do equipamento terá em consideração as dimensões do poço.
No caso de estar perante um reservatório ou um rio, o sistema de bombagem mais indicado passa pela aquisição de bombas de superfície. Estas, podem ser de dois tipos:
- Bombas de aspiração: Quando a instalação prevê a sua colocação num nível superior ao nível da água;
- Bombas de carga: Nas situações em que o sistema de bombagem estará ao mesmo nível ou num plano inferior à água que se pretende bombear.
Relativamente às características da água, a especificação e o dimensionamento do sistema de bombagem contempla também informações como o pH do líquido, a quantidade, tipo e tamanho das partículas presentes na água, bem como o volume que se pretende drenar.
Através destas informações é possível aferir a sistema de bombagem mais indicado à aplicação.
Como dimensionar uma eletrobomba e evitar desperdícios ou fraco abastecimento
Importância do dimensionamento de uma bomba
Considera-se um dimensionamento adequado quando uma bomba consegue fornecer o caudal e pressão requeridos, sendo que o caudal depende dos requisitos do utilizador final.
Ao realizar um correto dimensionamento de uma bomba, garante-se que não existem situações de subdimensionamento ou sobredimensionamento.
- Subdimensionamento – Uma bomba subdimensionada traduz-se numa diminuição de caudal ou pressão, o que significa que, em determinados momentos de intensa utilização, não é alcançada a capacidade requerida por hora em momentos de pico de carga, nem a altura manométrica requerida.
- Bomba sobredimensionada – Implicará custos de funcionamento elevados desnecessários, uma vez que existe uma redução da eficiência energética.
Dimensionar uma bomba
Calcular o tamanho ideal de uma bomba de água requer alguns conhecimentos e cálculos.
Para o dimensionamento ideal de uma bomba é necessário conhecer o caudal requerido face às necessidades de utilização, isto é, conhecer a taxa de fluxo e a altura manométrica. Esta última refere-se à altura geométrica da instalação mais as perdas de carga ao longo da trajetória do fluxo.
Após conhecer estes valores, é possível verificar as características de potência e escolher o modelo de bomba mais adequado, mediante a consulta da tabela de curvas da bomba, que varia consoante diferentes modelos e marcas disponíveis no mercado.
Alguns dados necessários para o correto dimensionamento de uma bomba destinada à extração de água subterrânea incluem informações sobre as características da água, bem como do furo:
- Localização da instalação;
- Caudal diário expectável (m3/dia);
- Qualidade da água;
- Diâmetro inferior do furo;
- Comprimento da tubagem, nomeadamente, o comprimento entre o furo e o depósito;
- Profundidade e rendimento do furo;
- Existência de depósitos de água.
De maneira a otimizar o processo de bombeamento de água, os sistemas de bombagem devem ser escolhidos de forma personalizada, atendendo a critérios hidrodinâmicos e do próprio sistema de exploração.
Como verificado, existem inúmeros critérios a ter em conta quando se escolhe um sistema de bombeamento de água. O objetivo principal é instalar um sistema eficiente, sem desperdícios energéticos, que corresponda às expetativas dos utilizadores, seja para o bombeamento de águas residuais ou extração de água para consumo.
Geonatura dimensiona, fornece e instala sistemas de bombagem de água. Contacte-nos! »
